Porque os documentos são importantes para elaboração de orçamento?

Blog

Porque os documentos são importantes para elaboração de orçamento?

Data: 13/10/21

Recebemos muitas ligações de pessoas pedindo orçamentos para levantamento topográfico e, muito desses pedidos o cliente fica confuso quando perguntamos o objetivo para o qual precisa do serviço.

No geral, nos diz que é a Cetesb, prefeitura, advogado ou eles próprios que solicitam, porém para atender certos procedimentos técnicos baseados em lei, precisamos saber o objetivo principal.

E para atender melhor, alguns documentos são necessários para que a proposta fornecida seja de fato coerente com a necessidade de cada serviço ou cliente.
Em áreas urbanas a apresentação inicial dos documentos em muitos casos não é necessária, pois informando o endereço do imóvel, já é possível determinar o custo para realização do serviço.
Já para áreas rurais as informações prévias são muito importantes.

E quais informações são essenciais para elaboração do orçamento e o que podemos obter delas?

LOCALIZAÇÃO: saber a localização do imóvel é essencial, pois através dessa informação, conseguimos identificar se a propriedade possui córrego, nascente, mata, faixa de alta tensão, entre outros elementos que nos permitem calcular o prazo para execução do levantamento topográfico, o tipo que equipamento a ser utilizado e a quantidade de profissionais envolvidos.

IPTU: Nos fornece informações de lote, quadra, loteamento e área, permitindo identificar através da planta de loteamento, a quantidade de confrontantes e seus cadastros municipais, que podem nos auxiliar na busca desses proprietários no registro de imóveis.

MATRÍCULA DO IMÓVEL: Fornece informações da descrição do imóvel, que em muitos casos, são descrições precárias, mas que ajudam e muito na elaboração do orçamento, nos fornecendo informações como a existência de córregos, que dificultam o levantamento topográfico, que geralmente são necessárias abertura de picadas. Também a matrícula fornece informações da quantidade de confrontantes, pois para os serviços de regularização, umas das etapas do levantamento topográfico é a obtenção das informações dos confrontantes, como nome, dados pessoais, matrícula do imóvel, entre outros.

CCIR: No processo de retificação, é necessário apresentar o CCIR atualizado, e caso este não esteja, o registro de imóveis fará a solicitação da retificação do mesmo antes de dar continuidade com o processo retificatório. Quando estes documentos são apresentados para elaboração de orçamento, o cliente já saberá o custo final do trabalho a ser realizado.

Portanto, ao solicitar uma proposta para execução de serviços topográficos, forneça as informações necessárias para que você tenha o valor justo na execução dos trabalhos, evitando assim, outros custos adicionais de contrato no decorrer do processo.

Você quer saber mais sobre nossos serviços e projetos? Clique AQUI e acesse nosso PORTFÓLIO agora e se familiarize com nosso trabalho e como podemos ser útil para sua empresa ou projeto.